© 2016 por MB7 Auditoria e Gestão 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

November 25, 2018

Please reload

Posts Recentes

eSocial será extinto e substituído por outro sistema em 2020, afirma secretário da Previdência

July 9, 2019

1/8
Please reload

Destaques

Gestão de Condomínios: "Quem não se comunica, se trumbica! "

April 7, 2017

A frase do título são palavras eternizadas pelo grande comunicador da TV brasileira dos anos entre 1950 a 1980, Chacrinha, o Velho Guerreiro. Elas transmitem uma verdade imutável, a boa comunicação é essencial para o nosso cotidiano.

A comunicação pode fortalecer ou enfraquecer relações; aumentar ou mitigar problemas; gerar confiança ou desconfiança; ganhar aliados ou inimigos. Tudo dependerá, em boa parte, de como nos comunicamos.

 

Veja algumas citações que mostram a importância da Comunicação na Gestão:

  • Conforme artigo da Revista de Gestão e Projetos (Gep), que analisou os cinco problemas mais frequentes em projetos de 460 organizações privadas e públicas no Brasil, 40,1% dos problemas estavam relacionados com Comunicação;

  • Num artigo do portal Sindiconet, "A boa estratégia de comunicação" está entre "Os 10 Mandamentos do Síndico de Sucesso".

Comunicação é mais do que simplesmente falar em público, envolve "O que comunicar", "Como comunicar" e "Quando comunicar". E ter a certeza de quem recebeu a mensagem entendeu.

 

O síndico precisa ser um hábil comunicador e estar familiarizado com as ferramentas atuais que podem, em muito, auxiliá-lo na comunicação com moradores, equipes, administradora e outros stakeholders. O síndico não pode encarar o WhatsApp, Facebook e outras redes, como inimigos. Ele precisará se ajustar e ter uma estratégia de gestão da comunicação bem definida e eficiente. Conheço síndicos que tem extrema dificuldade até para fazer um simples comunicado.

 

As assembleias de moradores são um bom termômetro para saber se o síndico está dando importância a gestão da comunicação no condomínio. Se ela parece um campo de batalha, talvez o problema seja falhas na comunicação.

 

Há um provérbio que diz: "A língua suave pode quebrar um osso (Provérbios 25:15)". Ou seja, a boa comunicação pode ajudar a vencer obstáculos duros como um osso.

 

A MB7 Gestão de Condomínios desenvolveu o modelo dos “7 Pilares de Gestão” para aplicar na gestão de condomínios e um desses pilares é “Comunicação e Transparência”. Através da análise de cenário é identificado as necessidades ou oportunidades de melhoria e implantado planos de ação para tornar a Comunicação do condomínio mais eficiente. Se você quiser mais detalhes entre em contato conosco.

 

Um grande abraço!

Marcos Braga

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload