© 2016 por MB7 Auditoria e Gestão 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

November 25, 2018

Please reload

Posts Recentes

eSocial será extinto e substituído por outro sistema em 2020, afirma secretário da Previdência

July 9, 2019

1/8
Please reload

Destaques

Como está o coração do seu condomínio?

March 10, 2017

Podemos comparar um condomínio ao corpo humano que possui diversas partes, e todas elas importantes para uma boa qualidade de vida da pessoa. Quando um membro não está bem, todo o corpo é afetado. Por exemplo, as doenças do coração, em muitos casos, limitam muito a qualidade de vida de uma pessoa. Ela terá que tomar cuidados extras para realização de tarefas.

 

Para deixar claro, esse artigo é sobre gestão de condomínio e não de medicina, até porque não sou médico (risos). Mas quero usar essa analogia entre um condomínio e o corpo humano, para demonstrar o seguinte: Cérebro - Os moradores podem ter boas ideias ou prioridades bem claras e importantes para o condomínio > Olhos, Pernas, braços, etc – Os moradores podem até saber o que precisa ser feito e como > Coração – As ações somente poderão ser executadas se tiver recursos financeiros suficientes.

 

Assim como o coração bombeia sangue para diversas partes do corpo para o bom funcionamento, os recursos financeiros fazem as partes do “corpo” condomínio funcionar, bem ou mal. Tudo dependerá da gestão financeira que está sendo “prescrita”.

 

Então, como fazer uma boa gestão dos recursos financeiros do condomínio? Vamos voltar ao exemplo dos cuidados com o coração. Quando alguém descobre que está com problemas cardíacos, será que de imediato ele começa a fazer exercícios? Claro que não! Se fizer isso pode até morrer. Ele precisará de um diagnóstico claro. Orientação médica. Talvez precisará tomar remédios. Um programa de exercícios levando em consideração o diagnóstico atual e acompanhamento médico. Da mesma forma, o Síndico pode levar o condomínio ao um "infarto" se, na ânsia de querer reduzir custos, iniciar ações sem um diagnóstico claro da situação financeira, planejamento e gestão. Por exemplo, se ele não faz o básico como controlar ou analisar os gastos mensais, como ele pode propor para os moradores um projeto de troca de lâmpadas por LED ; ou individualização de água. Os dois exemplos citados necessitam de investimentos relevantes e são ações de redução de custos com efeitos no médio/longo prazo. Mas se o condomínio estiver com problemas de caixa essas ações poderão piorar ainda mais a situação financeira do condomínio no curto prazo.

 

Para uma boa gestão financeira no condomínio, é necessário que o Síndico tenha habilidade e ferramentas que o auxiliem na análise do diagnóstico e na gestão dos recursos financeiros. Vale lembrar que, na maioria das vezes, a Administradora não faz a gestão financeira, ela atua como um BackOffice do Síndico. Executa atividades de contas a pagar; recolhimento de impostos; registro e pagamentos de funcionários, e outras atividades burocráticas importantes para o condomínio. Mas, gestão é mais do que “gastou / pagou” e apresentar o saldo final. A gestão financeira é de responsabilidade do Síndico.

 

Abaixo seguem algumas ações que o Síndico DEVE realizar para iniciar uma boa gestão financeira:

  • Fazer análise mensal das receitas e despesas com o que foi previsto x realizado. Isso ajudará a identificar desvios que precisam ser corrigidos;

  • Analisar a projeção de fluxo caixa do condomínio. Isso ajudará a identificar potenciais problemas de caixa nos meses à frente. Grandes empresas fazem isso de forma corriqueira;

  • Combater fortemente a inadimplência. Inadimplência é como gorduras nas artérias que aos poucos limitam a atividade do coração.

Feito o básico, o condomínio terá condições para realizar ações maiores.

Portanto, estejam atentos aos sinais do “coração do seu condomínio”, e se precisar de alguém para fazer o acompanhamento da gestão financeira do seu condomínio chame a MB7 Auditoria e Gestão.

 

Um grande abraço a todos!

 

Marcos Braga

Auditor Independente

MB7 Auditoria e Gestão

11 99577-3004

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload