© 2016 por MB7 Auditoria e Gestão 

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

November 25, 2018

Please reload

Posts Recentes

eSocial será extinto e substituído por outro sistema em 2020, afirma secretário da Previdência

July 9, 2019

1/8
Please reload

Destaques

Gestão de condomínios: O perigo do amadorismo

September 6, 2016

Um condomínio é uma empresa, possui CNPJ; tem equipes de funcionários e terceiros; contratos com prestadores de serviços; faturamento; despesas; obrigações trabalhistas, tributárias e fiscais; manutenções periódicas; reclamações de clientes (moradores), etc.

 

O principal responsável pela gestão de todos os processos mencionados acima é o Síndico. Então, diante dessa complexidade será que qualquer morador está apto para ser Síndico?

 

Para se ter ideia da importância atual do Síndico veja a manchete do jornal O Globo do dia 25/07/16: “Síndico da vila olímpica será afastado do comando após problemas nos apartamentos”. Na reportagem há um trecho que diz: “O Comitê entendeu que o trabalho não funcionou de maneira adequada e causou enormes prejuízos à imagem dos Jogos e da cidade. ” Ou seja, o principal culpado foi o... Síndico. Claro que não se pode resumir todos os problemas de organização ao Síndico, mas ele é papel chave na gestão de processos de um Condomínio e a vila olímpica é um condomínio.

 

Em muitos condomínios há os seguintes perfis de Síndicos:

  • O morador que tem boa vontade, mas não tem tempo;

  • O morador que tem tempo, mas não tem habilidade de gestão;

  • O morador que quer ser síndico por alguma vantagem;

O Síndico precisa ser um generalista com conhecimentos em finanças; jurídico; gestão de pessoas; gestão de projetos; gestão operacional; infraestrutura; atendimento ao cliente (moradores); mediação e por aí vai. Exagero? Lembre-se do síndico da vila olímpica “causou enormes prejuízos à imagem dos Jogos e da cidade”. O mundo leu isso.

 

Portanto, se precisar de um Síndico Profissional com sólida formação e larga experiência em gestão é só chamar.

 

 Um grande abraço!

 Marcos Braga

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload